Blog com sintomas acentuados de jetlag, sobre lugares, pessoas e outras coisas. Unipessoal. Partilhável.

quarta-feira, agosto 25, 2004

o homem e o mar


1. Pirataria

Vejo na TV um documentário sobre o lucrativo e impenetrável negócio da pirataria em alto-mar. Sequestros e assassinatos. Alteração da documentação do navio, mudança de bandeira, mudança de nome, mudança de tripulação. O produto roubado é quase sempre o mesmo: petróleo. Quem-no compra? Muitas vezes os próprios Estados, sem capacidade financeira para se abastecerem nos mercados oficiais. Refere-se a China como exemplo. Produtor de petróleo de baixa qualidade e custo elevado, opta por alimentar a sua fúria consumista com crude "desviado". Melhor e mais barato.

2. Terrorismo

Leio que o terrorismo actual é um inimigo sem bandeira, sem uniforme, sem geografia definida (ok, isso eu já sabia). Que, para um terrorista, o mar é um lugar amigo e protector. E que a Al-Qaeda está cada vez mais forte no shipping & cargo business (isso eu não sabia).

3: Conspiração

Leio, também, que o naufrágio do ferry Estónia ao largo da Finlândia e que vitimou cerca de 800 pessoas, quando fazia o trajecto Tallin-Estocolmo, poderá não ter ocorrido devido a causas técnicas. Levanta-se a hipótese de um assassinato e de uma explosão a bordo, perpetrados por antigos agentes da KGB, com a finalidade de abortar uma operação que pretendia, discretamente, levar armamento da Rússia para os EUA, via Suécia.
A comissão de investigação, composta por técnicos suecos, estonienses e finlandeses, com o patrocínio dos EUA, tratou de fazer 'desaparecer' alguém que logrou sobreviver à tragédia mas que, infelizmente, sabia demais: o capitão do navio.

4: Women on Waves

Faz-se no mar o que se proíbe em terra. Fora da jurisdição dos Estados. Neste caso, do Estado português. Longe da vista mas, talvez, ao alcance das câmaras de televisão. Vamos ver.
Através do site da organização informam-nos que:

August 23: The women on Waves ship today set sail to Portugal. In this EU-country, abortion is illegal and women are prosecuted and punished for having abortions.
24-08-2004 14:00h Latest news from the ship: we just passed Dover. Rough weather with 25 meter high waves! Everything OK.


Conclusão resignada: o oceano não é, afinal, aquele lugar tranquilo que aparenta ser quando visto de cima, a bordo de um avião.

Sugestão: na próxima viagem intercontinental não ligue aos filmes que passam nos écrans do Airbus. Não durma. Olhe para baixo, para o mar. Com atenção. Algo de interessante pode estar a acontecer.


Free Counter Stats