gato preto
Vi o novo filme de Emir Kusturica, que quase me fez pensar que "Os Malucos do Riso" é humor requintado.
Ao contrário de Spielberg (ver post anterior), Kusturica conseguiu fazer, provavelmente, o pior filme da sua carreira. A Vida é um Milagre não se parece com nada. A mesma fórmula de sempre repetida à exaustão. Repito, à exaustão.
O que se aproveita no filme é (uma vez mais) o punhado de excelentes actores *- amadores e profissionais - que Kusturica vai desencantar, sabe-se lá onde. E, claro, a banda sonora.
De resto, não percebo a obsessão que o tipo tem por retratar bósnios e sérvios como autênticos mentecaptos. O registo idiossincrático destes povos passa sempre, em Kusturica, por uma estupidificação exagerada. Lá por ter funcionado em Underground e em Gato Preto, Gato Branco, não quer dizer que continue a funcionar até à eternidade.
Agora é ver, nos próximos tempos, a legião de seguidores que este realizador tem por esse leste fora a fazer filmes no mesmo registo, utilizando os mesmo expedientes para atrair patrocínios e espectadores de uma Europa ocidental ávida de exotismo. Luna Papa (Tajiquistão, 1999) é um bom exemplo desta adulação a Kusturica que não resulta necessariamente em bom cinema.
PS: Por falar em actores (actrizes, neste caso), enquanto houver Natasa Solak haverá sempre cinema-paraíso.
LIFE IS A MIRACLE
Emir Kusturica, 2004
*****
2 Comments:
"O registo idiossincrático destes povos passa sempre, em Kusturica, por uma estupidificação exagerada"
Diz quem lá (supostamente) vive, que supostamente não é bem assim como dizes ...
http://www.imdb.com/title/tt0322420/board/nest/12054771
PS: Não acho que seja mais do mesmo ... apenas mais de bom cinema. Kusturica tem um estilo próprio e não tem de o mudar. Alias muita gente só vê exactamente porque ele tem este estilo ... e se achas que estou enganado, vê a pontuação no IMDB e vê a tua e depois tira as tuas conclusões ...
PS2: Não me importava nada que em Portugal se fizesse tão bom cinema (já vai aparecendo ... mas para consumo interno apenas), com actores totalmente desconhecidos como ele o faz.
Alguêm que não concorda minimamente com o teu post.
4:52 da manhã
Caro anónimo:
Lá porque tem um "estilo próprio" não quer dizer que faça sempre bons filmes.
Filipe
2:50 da tarde
Enviar um comentário
<< Home