obituário
Morreu uma verdadeira lenda da rádio. Não, não me estou a referir a Fernando Pessa ou Henrique Mendes. Esses já se foram, que Deus os guarde. Falo de John Peel, o mais antigo DJ da BBC/Radio One (ultimamente estava na BBC/Radio Four).
A reputação de Peel ultrapassava largamente as boundaries britânicas. Não só porque o seu programa podia ser ouvido em quase todo o mundo anglófono (agora até mais do que isso, graças à internet), mas, sobretudo, devido às históricas Sessions, que por vezes davam origem a discos brilhantes.
Graças a ele, as carreiras das bandas mais emblemáticas de pop/rock dos anos 80 e 90 tiveram um novo input: The Cure, Joy Division, New Order, Siouxsie and the Banshees, Happy Mondays, Blur, Underworld, and so on... E tenho como base os anos 80 porque foi a partir dessa década que eu comecei a ter acesso a elas. Peel, no entanto, já por cá andava há muito mais tempo.
Eu nunca ouvi a BBC/Radio One nem a BBC/Radio Four, mas terei alguns LP's "The John Peel Sessions".
A notícia chegou-me via Londres, através de um amigo de adolescência com quem não falo há muitos anos, mas para quem JP era também uma distante mas regular referência.
E é assim que uma notícia triste me traz à memória, por alguns instantes, um bocado da minha melhor juventude (*).
(*) quando tiver mais tempo escrevo sobre este filme, que infelizmente passou despercebido a tanta gente.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home